-->

18/02/2018

5 motivos para ver Black Panther agora!



Ontem fui ver Black Panther ao cinema e a criança dentro de mim não podia estar mais feliz. É o primeiro filme protagonizado por um herói africano e um elenco praticamente negro. Acho que só isso já é motivo suficiente para que ele seja assistido por toda a gente, mas ainda assim, eu dar-vos-ei mais 5!




1. PRODUÇÃO

O filme está muito, muito incrível, em vários aspetos. A cinematografia impecável, cenários e efeitos especiais muito realistas, a construção de cada personagem está muito bem feita, e os figurinos estão on point. Adorei a forma como mesclaram a alta tecnologia e a cultura ocidental com as culturas mais tradicionais e africanas. Há imensos trajes, rituais e músicas que nos situam e contextualizam na perfeição ao longo filme. Nada forçado nem em demasia, simplesmente perfeito e na medida certa.



2. ENREDO

A história é muito boa e envolvente. Não acompanho nada de heróis da Marvel ou DC, confesso que nunca tive grande interesse até ao lançamento de Black Panther. Mas já estou a tratar disso, de ontem para hoje tenho pesquisado bastante sobre a ligação entre todos esses heróis e estou a gostar de conhecer mais desse universo.



Mas resumindo o enredo: Após a morte do pai, T'Challa regressa ao reino de Wakanda com o fim de assumir a liderança e proteger o seu povo. Wakanda é uma nação (fictícia) altamente desenvolvida, tecnológica e secreta em África. Wakanda tem uma enorme fonte de Vibranium, cujos cidadãos usam para desenvolver alta tecnologia e para se isolarem do resto do mundo, fingindo ser um pais pobre, de "terceiro mundo". Mas ao regressar e depois de ser aclamado como novo rei, T'Challa é confrontado com um novo problema: alguém está a planear acabar com a paz em Wakanda revelar a sua existência ao mundo.
Não contei um terço da história para não perder a graça para quem for assistir ao filme, mas há muito mais para além disto! Just go watch it.


3. GIRL POWER

As mulheres BRILHARAM com muita fé em Black Panther. Umas verdadeiras heroínas que não precisam de um príncipe encantado que as venha salvar. Fiquei muito feliz por vê-las ocupar espaços que à partida só são ocupados por homens, e também por não existir toda aquela rivalidade e tensão entre mulheres a que estamos tão (mal) habituados. Adorei a presença de todas, mas as minhas favoritas foram sem dúvida a Okye, a Shuri e a Nakia.




Okye (Danai Gurira, a nossa Michonne de The Walking Dead) é a líder de Dora Milaje, um grupo de mulheres guerreiras de Wakanda. Ela é super corajosa e determinada, não pensa duas vezes antes de agir perante qualquer perigo eminente e é muito fiel ao povo de Wakanda. Nakia (Lupita maravilhosa Nyong'o) é uma espiã muito inteligente e perspicaz, inclusive logo no início do filme vê-mo-la a tentar salvar um grupo de mulheres escravizadas na Nigéria. E Shuri (Letitia Wright, também protagonista do último episódio da 4a temporada de Black Mirror) é a princesa pela qual eu esperei a minha vida inteira. A jovem de 16 anos é simplesmente brilhante, bem humorada, inteligente, e trabalha como designer de alta tecnologia para Wakanda, sendo que criou um dos fatos que o seu irmão T'Challa (e Black Panther) usa no filme.


4. TRILHA SONORA

A trilha sonora é 5 estrelas e é toda produzida por Kendrick Lamar, contando com várias colaborações de outros artistas. A playlist com todas as músicas do filme está disponível no Spotify. Neste artigo vocês podem ler uma análise detalhada de todas as músicas do álbum e como eles complementam o filme. A minha música favorita é, sem dúvida "All the Stars", cantada por Kendrick Lamar e SZA. Inclusive vale MUITO a pena verem o videoclipe da música por que está uma verdadeira obra de arte!



5. REPRESENTATIVIDADE

E claro, não posso deixar de falar da riqueza que foi a enorme representatividade negra em Black Panther. Fiquei muito feliz por incluírem homens e mulheres negrxs, (sobretudo de pele escura e longe dos traços e características europeias e maioritariamente aceites socialmente) e os colocarem na pele de personagens que geralmente não são ocupados por pessoas de pele negra. Talvez para alguns de vocês não faça sentido, mas para uma criança representatividade é muito importante para o desenvolvimento da sua autoestima e da sua autoconfiança, e isso foi uma coisa que eu não tive. Sempre consumi filmes, séries, quadrinhos/BD's entre outros, onde a maioria era branca de cabelos lisos, o que por muitas vezes e por muitos anos contribuiu para que eu quisesse ser diferente do que sou.




Mas ontem senti um enorme orgulho em ver um trabalho tão incrível. Sem dúvida um dos melhores filmes que já vi! Não nos deixemos ficar por aqui. Espero que no futuro sejam lançados mais filmes assim, cheios de black power, porque nós somos MUITO mais do que todos esses estereótipos que nos impõem.

Já foram ver Black Panther? Pretendem ir ver? O que acharam?

8 comentários :

  1. Eu fui ver ontem ao cinema, e adorei o filme, muito bom mesmo !!! ( e tem alguns momentos de comédia) ahaha. Gostei imenso :)

    Beijinhos

    https://liveloveandlaught4.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Vi o filme há umas horas e não poderia descrever de outra maneira!
    Nunca vi um filme assim, e nunca um filme foi capaz de pôr um sorriso enorme no meu rosto como este!
    ah, e vi os créditos, TODOS ahahaha

    ResponderEliminar
  3. Estou super curiosa para ver este filme! Mal posso esperar!!!

    Beijinho grande
    https://whaaatifni.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia, mas fiquei curiosa! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Já tô loucaaa pra assistir e aí vem um post desses aaaaaa
    Falta mesmo é tempo e dinheiro pra ir no cinema porque vontade tenho de sobra. Todos estão só elogios com o filme, a parte de Girl Power e a representatividade é o que mais me empolga, só pelo trailer dá pra sentir a emoção haha QUERO
    beijoss
    N E O D E S V A R I O

    ResponderEliminar
  6. Ainda não vi, mas já não falta pouco!! Estou super curiosa para ver, com os próprios olhos, como é que desenvolveram toda esta história! *0*

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar
  7. Ahhh é isso mesmo eu não poderia acrescentar mais! Simplesmente amei e já fui ver 2 vezes e talvez vá ao cinema mais uma vez... No meu post quis focar nas musicas do filme que estou viciada.
    Beijinhos

    http://www.bedjolove.com/

    ResponderEliminar